Biblioteca Wilhelm Heinrich


A Biblioteca Wilhelm Heinrich da Uniguaçu possui um acervo bibliográfico riquíssimo. Nela, podem ser encontradas as mais diversas obras e autores de renome nacional e internacional, abrangendo as várias áreas do saber.

Semestralmente, a Instituição investe na compra de livros para a biblioteca, que envolve títulos referentes a todos os cursos, não apenas os que compõem a ementa, mas também obras atualizadas, lançamentos e com assuntos modernos.

 

Preocupada em manter disponível o maior número possível de materiais bibliográficos, a Uniguaçu atende às exigências dos conteúdos programáticos das graduações e dos cursos de Pós-graduação da entidade. Atualmente, mais de 40 mil exemplares constituem o acervo.

 

Com essas frequentes atualizações, os alunos realizam pesquisas e buscam informações diariamente. Com a variedade de exemplares, a biblioteca atende a grande demanda de professores e acadêmicos que visitam o ambiente à procura de um lugar agradável para realizarem suas consultas, sejam estas no acervo bibliográfico ou por meio dos computadores com acesso a internet, os quais facilitam ainda mais a procura pelos materiais.

 

Manual de orientações da Biblioteca

 

ACERVO

A Biblioteca possui um acervo que abrange todas as áreas do conhecimento sendo ordenado por assunto de acordo com a Classificação Decimal Dewey – CDD que divide o conhecimento humano em 10 grandes classes.
000 – Obras Gerais (Metodologia Científica, Pesquisa, Comunicação/Jornalismo, Computação, Bibliografias, Enciclopédias).

100 – Filosofia (Metafísica, Conhecimento, Parapsicologia, Psicologia, Lógica, Ética).

200 – Religiões.

300 – Ciências Sociais (Sociologia, Demografia, Política, Economia, Direito, Serviço Social, Educação, Comércio, Transportes, Folclore).

400 – Filologia e Linguística.

500 – Ciências Exatas (Matemática, Estatística, Astronomia, Física, Química, Mineralogia, Geologia, Biologia, Botânica, Zoologia).

600 – Ciências Aplicadas (Medicina, Enfermagem, Agricultura, Engenharias, Contabilidade, Administração, Tecnologia, Construção).

700 – Artes (Arquitetura, Artes Plásticas, Decoração, Pintura, Desenho, Artes Gráficas, Música, Fotografia e Esportes).

800 – Literatura (Teoria e produção literária).

900 – Biografia, História, Geografia.

A consulta poderá ser feita através Base de Dados disponível na Biblioteca.
Distribuição do acervo:

Obras Gerais – Livros, Atlas (exceto geográficos).
Obras Raras – Livros, Obras de Referências
Periódicos – Revistas, jornais,.
Referência – Dicionários técnicos e gerais, enciclopédias, almanaques, guias e manuais.
Hemeroteca – Recortes de jornais
Especial – Teses, Dissertações, Trabalhos acadêmicos, Seminários e Anais.
Multimeios – Fitas de vídeo, CD-ROM, Disquetes, Fitas cassete, DVD.

 

ÁREA

Ciências Biológicas

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Ciências Sociais Aplicadas

Engenharias

Linguística, Letras e Artes

Ciências Agrárias

 

OBRAS GERAIS
Este acervo é composto por livros e Atlas (exceto geográficos). Este material pode ser emprestado. Este material pode ser foto copiado em parte, respeitando a Lei 9.610 sobre Direitos Autorais.

 

OBRAS DE REFERÊNCIA
Este acervo é composto por dicionários, enciclopédias, almanaques, guias, glossários. O acesso a este acervo é livre e os materiais estão disponíveis para consulta ou empréstimo local. Este material pode ser foto copiado em parte, respeitando a Lei 9.610 sobre Direitos Autorais.

 

OBRAS RARAS
Livros, Obras de Referências. Este material não pode ser emprestado.

 

PERIÓDICOS
Este material pode ser emprestado domiciliar se for do ano não corrente, e para os correntes, apenas empréstimo local. Este material está disponível para consulta e pode ser fotocopiado em parte, respeitando a Lei 9.610 sobre Direitos Autorais.

 

MULTIMEIOS
Este acervo é composto por fitas de vídeo, CD-ROM, disquetes, fitas cassete e DVD. Este material pode ser emprestado.

 

ESPECIAIS
Este acervo é composto por Teses, Dissertações, Trabalhos acadêmicos, Seminários e Anais. Este material não pode ser emprestado nem reproduzido.

 

EQUIPE

Brenda Thalia Schimitka Vieira
Bruna Gonçalves Savi
Bruna Marcieli Miguel
Eduardo Ramanauskas
Hellen Caroline da Silva
Ivete Santos Morais Moura
Karine Kwasniewski
Karolyne Fernanda dos Santos
Lara Bianca Pinto Vieira
Michelly Leticia Reolon
Milena de Cristo Slonik
Nathalia Zatorski
Pâmella Cristina Brem
Patrícia de Almeida
Rafael Alessandro Do Espirito Santo

 

PERIÓDICOS

 

REGULAMENTO

 

REGIMENTO

 

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO

 

SERVIÇOS

Atendimento ao usuário
É a atividade mais importante realizada na Biblioteca, por ser o elemento fundamental e a razão de ser da Instituição. São prestados os seguintes serviços: orientação aos usuários quanto ao uso da Biblioteca e quanto ao levantamento bibliográfico e normalização de trabalhos acadêmicos.

 

Consultas
Consulta Local a Base de dados – A consulta ao material bibliográfico é de livre acesso, atendendo à comunidade universitária e ao público em geral. Consulta à Internet – Acesso à rede mundial de computadores livre para a comunidade universitária e ao público em geral e também on-line.

CONSULTA A OUTRAS BASES DE DADOS – Acesso a outras bases de dados internacionais e nacionais on-line. Consulta à Internet – Acesso à rede mundial de computadores

 

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA – COMUT

 

Cópias de artigos de periódicos especializados nacionais ou internacionais, teses, trabalhos publicados em anais de congressos e capítulos de monografias não existentes no acervo da Biblioteca podem ser obtidos por meio dos programas COMUT on-line e BIREME, via internet.

 

Empréstimo

Empréstimo Local – Empréstimo de materiais para uso em sala de aula, requisitado pelo professor. Para os materiais de empréstimo local a multa é de R$ 5.00 por dia e por material que ultrapassar o horário pré-estabelecido de entrega.
Empréstimo Domiciliar – Retirada de material bibliográfico da Biblioteca, de até 5 exemplares, mediante a apresentação da carteira de usuário. O prazo para devolução varia de 5 à 10 dias. Em caso de atraso na devolução a multa é de R$ 1.00 por dia e por material.
O empréstimo de materiais é exclusivo aos usuários que possuem vínculo com a instituição.

 

Reserva de material
Mediante apresentação da carteirinha de usuário, este poderá solicitar a reserva de material, caso não tenha disponível no acervo. Poderá realizar on-line os nos terminais na própria biblioteca. O material reservado só permanecerá na reserva pelo período de 48 horas após a sua devolução.

 

Renovação de material emprestado
Todo material pode ser renovado desde que não possua reserva, na biblioteca, on-line ou pelo serviço especial de renovação pelo telefone apresentando o número de matrícula ou código do livro.

 

PROGRAMA DE TREINAMENTO AO USUÁRIO

Para melhor recepcionar e proporcionar uma maior integração do usuário com a Biblioteca é oferecida uma programação que inclui visitas orientadas e treinamentos.

 

SUMÁRIO DE REVISTAS CIENTÍFICAS

Revistas da área da Saúde

Revistas da área de Ciências Aplicadas

 

CONSULTA

 

INFORMAÇÕES

Horário de atendimento ao usuário
Segunda a sextas-feiras das 7h30 às 22h30
aos sábados das 7h30 às 12 horas.
*sábados de pós-graduação das 7h30 às 17 horas.

 

e- mail
Contato: bib@uniguacu.edu.br

Renovação: bib_renovar@uniguacu.edu.br