Como organizar a vida para volta às aulas

05 fev

Veja dicas para retornar à rotina sem sofrer

 

As férias costumam bagunçar a rotina dos estudantes. É comum dormir tarde e acordar tarde, esquecer dos livros e maratonar séries. Mas, é hora de voltar. Para quem está começando, o primeiro dia de aula é hoje. Já para aqueles que são veteranos, as aulas retornam dia 7 de fevereiro.

Portanto, é melhor estar preparado. Quem vai iniciar uma rotina nova precisará descobrir, aos poucos, como melhor se adaptar. Mas a recomendação geral é de que comece a dormir mais cedo, para se sentir mais disposto durante o dia. Conforme os dias forem passando, você verá quais são suas necessidades.

Agora, se você já estuda e desacostumou de sua rotina normal, a Uniguaçu te dá algumas dicas para facilitar o seu retorno.

 

Organize sua casa

Organizar o ambiente em que você vive é importante para que, quando tudo voltar ao normal, não se acumulem tarefas e você possa encontrar o que precisar com facilidade.

Jogue fora aquilo que você tem certeza que não precisará mais e guarde textos, cadernos e provas do ano anterior. Separe por disciplinas em pastas, por exemplo, para facilitar caso precise.

O local que você utiliza para estudar em casa é determinante na sua produtividade. Quanto mais bagunçado, maiores são as chances de você não se dedicar adequadamente aos estudos. Já organizado a sua concentração pode aumentar, e assim, seu rendimento.

 

Planeje seus materiais

Compre os materiais necessários para a volta às aulas, como caderno, canetas, marca-textos e post-its. Um item bem importante, se você ainda não usa, é uma agenda. Nela, você pode anotar suas aulas, trabalhos, provas e compromissos do trabalho ou pessoais. Se você é do tipo que precisa ser lembrado dos compromissos, utilize uma agenda no celular com lembretes de seus compromissos.

 

Volte à rotina normal de sono

Se, nas férias você é do tipo que troca o dia pela noite, e durante as aulas acorda cedo, tente retomar a esse tipo de sono antes de as aulas voltarem. Você sentirá muito menos o impacto se habituar a dormir mais cedo e acordar mais cedo.

 

Aplicativos que podem te ajudar

Se você precisa criar lista de tarefas e ter lembretes delas, um aplicativo que pode ajudar é o Any.do. Com ele, você poderá ser lembrado de suas tarefas, adicionar listas e organizar seu calendário.

Já para organizar suas tarefas e ainda fazer anotações das aulas, com imagens e gravações de áudio, utilize o Evernote. Com ele, todos seus arquivos podem ser facilmente acessados. Seja no celular ou computador

Boa volta às aulas!

E aí, quais foram seus preparativos para a volta às aulas? Está preparado para voltar à rotina? Conte-nos nos comentários!

O mais importante é estar animado para o ano letivo que começa agora! Bom retorno!