Da teoria à prática: conheça o Departamento Veterinário da Uniguaçu

19 dez

Atendimento é feito por acadêmicos e professores da Uniguaçu

 

O Departamento Veterinário da Uniguaçu atende animais de pequeno e grande porte, além de animais silvestres e exóticos. O atendimento não é gratuito, mas com um preço mais acessível e reduzido. Assim, destina-se à população mais carente. Quem não puder pagar pelo tratamento de seu animal, pode ir até o setor de Serviço Social da Uniguaçu, no qual passará por uma triagem. Dessa maneira, o atendimento poderá ser liberado integralmente, ou parcialmente. Além disso, possui parceria com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), em que realiza atendimento e reabilitação de animais silvestres e exóticos. Assim, que possam ser realocados na natureza e com saúde.

São oferecidos atendimentos clínicos e cirúrgicos, exames por imagem, como raio-X e ultrassonografia. Além de exames como hemograma, bioquímico e urinálise, entre outros. O Departamento Veterinário possui centro cirúrgico com estrutura para internamento e UTI. Assim, dando mais segurança aos animais e auxiliando no melhor tratamento.

O atendimento funciona em três etapas, primeiro com uma ficha de cadastro. Em seguida, o animal é avaliado pelos acadêmicos estagiários do Departamento Veterinário. Por fim, os professores especialistas fazem o atendimento final nos animais.

São oferecidos atendimentos clínicos e cirúrgicos, exames por imagem como raio-x e ultrassom e além de exames como hemograma, bioquímico e urinálise, entre outros. O Departamento Veterinário possui centro cirúrgico com estrutura para internamento e UTI, dando mais segurança aos animais e auxiliando no melhor tratamento.

O atendimento funciona em três etapas, primeiro com uma ficha de cadastro. Em seguida, o animal é avaliado pelos acadêmicos estagiários do Departamento Veterinário. Por fim, os professores especialistas fazem o atendimento final nos animais.

 

Para os acadêmicos

Se a população se beneficia com um atendimento de qualidade do Departamento Veterinário, os acadêmicos agregam muito mais conhecimento em seus currículos. De acordo com professor João Sebben, coordenador do curso de Medicina Veterinária, o objetivo do Departamento Veterinário é proporcionar prática aos alunos. “A finalidade não é concorrer com as clínicas veterinárias da região, mas auxiliar a população mais carente de modo que os alunos adquiram a prática e a vivência da profissão no dia a dia”, explica ele.

Assim, o Departamento leva aos acadêmicos a oportunidade de colocar em prática aquilo que foi visto em sala de aula.

Ao chegar ao estágio final, no último semestre do curso, os acadêmicos já possuem maior experiência. No mercado de trabalho, eles estão mais preparados para enfrentar os desafios que a profissão pode oferecer. Além disso, são aptos a aplicar seus conhecimentos teóricos de forma mais eficaz, já que possuem maior experiência na prática.  

 

Funcionamento do Departamento Veterinário

Na parte da manhã, os acadêmicos realizam as aulas práticas das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso no Departamento Veterinário. Assim, o atendimento ao público funciona das 13h30 às 17h30. As consultas podem ser marcadas pelo telefone (42) 3524-5960, sendo que as emergências têm prioridade no atendimento.

O Departamento Veterinário fica localizado na Rua Padre Saporiti, nº 717, no Bairro Rio D’Areia.