REITORIA: Professora Marta Borges Maia

 

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA: Professor Atilio Augustinho Matozzo

 

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO: Professor Hilton Tomal

 

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO À PESQUISA E EXTENSÃO: Professor João Vitor Passuello Smaniotto

 

PROCURADOR INSTITUCIONAL: Professor Daniel Alberto Machado Gonzales

A história da Uniguaçu teve início no ano de 1999, com o nome de Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. Tendo como primeiros cursos, em agosto de 2001, Administração com habilitação em Administração Pública, Agronegócios e Marketing, também foi criado o curso de Sistemas de Informação. Em 2002, foram criados os cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia.

 

Tomando como base o ensino de qualidade e os projetos desenvolvidos junto às comunidades da região, procurou-se promover a criação e a execução de atividades acadêmicas que visassem a resolução dos diversos problemas no âmbito social, formando profissionais qualificados e capazes de contribuir com o conhecimento à sociedade, modificando realidades.

 

Assim, em 2005, foram autorizados os cursos de Direito, Farmácia e Serviço Social. Na sequência, em 2006 foram autorizados os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia e no final de 2008 os cursos de Biomedicina e de Educação Física (Bacharelado).

 

Em 2013 foram autorizados os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Psicologia. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica foram autorizados no ano de 2014.

 

Após anos de muito trabalho, dedicação e conquistas, em 2019, a Uniguaçu atinge um novo marco, transformando-se em CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO IGUAÇU.

 

O credenciamento foi obtido mediante solicitação ao Ministério da Educação (MEC), que encaminhou uma comissão avaliadora para verificar e dar um parecer em julho de 2018.

 

A Portaria de credenciamento foi publicada no dia 25 de março, credenciando as Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu como Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

 

Agora, a Uniguaçu tem mais autonomia e responsabilidades, podendo implantar novos cursos e lançar programas de iniciação à pesquisa, sem a necessidade da avaliação do MEC.

 

Dessa forma, o Centro Universitário Vale do Iguaçu mantém, atualmente, 18 cursos de graduação, sendo que todos os cursos com concluintes estão reconhecidos e possuem excelentes conceitos nas avaliações do Ministério da Educação.

 

Entre  acadêmicos de graduação e  de pós-graduação, a Uniguaçu possui hoje mais que 4500 alunos diariamente circulando nos períodos matutino e noturno, com aproximadamente 45% desses vindos de outras cidades da nossa região, promovendo assim um crescimento e desenvolvimento regional não apenas nas cidades irmãs e sim ultrapassando as barreiras municipais, regionais e colocando Porto União da Vitória nos mapas Estaduais do Paraná e Santa Catarina, além do Nacional, entre as cidades universitárias que possuem além da qualidade de vida, qualidade com excelência no Ensino Superior.

 

A Uniguaçu traçou a sua história e hoje se destaca entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, com índices de qualidade confirmados pelo MEC. Ano após ano, a Instituição foi aumentando sua estrutura, construindo novos espaços, enfatizando seu objetivo de transformar a realidade de União da Vitória e região com um ensino de qualidade e compromisso social.

 

Esse é o nosso Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), que não para de crescer.

 

Há dezessete anos, surgia a marca de uma instituição que cresceu juntamente com a cidade de União da Vitória, trazendo, em sua essência os traços da região que abrigou a sua sede, avizinhada ao majestoso Rio Iguaçu e permeada de montanhas, assim forjou-se uma marca!

 

A representação das montanhas sobrepostas ao rio em formato de ferradura, abraçam suavemente a estrela que marca a posição exata da nossa Uniguaçu, eis constituição de nossa marca.

 

Hoje, as Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu dão lugar ao Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), os contornos das montanhas ganharam robustez de um azul harmônico tracejado sutilmente, refletindo-se na tonalidade do rio que junto à montanha amparam a Instituição, representada pela estrela ainda mais brilhante, reforjou-se a marca Uniguaçu!