Acadêmicos criam brinquedos sustentáveis aplicando conceitos de engenharia, arquitetura e sustentabilidade

01 jul

A atividade Brinquedo Sustentável foi lançada no início do semestre para os acadêmicos dos primeiros períodos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo.

Durante este período os acadêmicos tiveram que realizar diversas atividades, com o objetivo de desenvolver um projeto tanto em nível de estudo quanto de representação, de um protótipo de um brinquedo com a utilização de materiais reciclados, aplicando assim os conceitos de engenharia, arquitetura e sustentabilidade.

Ao longo do semestre eles puderam ler o material de apoio e realizar as atividades disponíveis na plataforma Smart Uniguaçu, na semana correspondente, conforme o cronograma das atividades.

Os trabalhos foram apresentados na semana passada e também foram avaliados por meio de uma banca. Esta avaliação é referente a disciplina de Atividades Integradas I, ministrada pelo professor Jefferson Cesar dos Santos, onde os acadêmicos foram avaliados com nota nesta disciplina.

Dessa forma, pode-se perceber a promoção da interdisciplinaridade na atividade, agregando os conceitos de Física, Desenho Técnico e demais disciplinas do semestre e, ao mesmo tempo, fazendo com que os acadêmicos utilizassem de criatividade e trabalho em grupo para conseguir conceber, projetar e desenvolver o protótipo. Dessa forma, ainda nota-se que a viabilidade técnica e econômica também foram avaliadas pelos grupos, tendo que ajustar a ideia inicial para que o protótipo se concretizasse. A apresentação perante a banca ainda propiciou avaliação da comunicação oral dos mesmos.

Segundo o professor Jefferson a ideia foi inserir esta atividade nos primeiros períodos para que os acadêmicos aprendessem com os prazos, com o planejamento e desenvolvimento do projeto. “A ideia pode parecer simples, mas não é apenas um brinquedo. Todos aprenderam muito em todo esse processo de criação e desenvolvimento das atividades propostas, para então resultar neste produto final.”