Acadêmicos da Uniguaçu realizam Viagem Técnica para Buenos Aires

24 out

Na última semana alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Psicologia participaram de uma Viagem Técnica para a cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.

A viagem foi acompanhada e organizada pela professora Paula Vaccari Toppel, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, e incluiu no roteiro diversos pontos importantes para a arquitetura da capital argentina, como o Teatro Cólon, o bairro La Boca onde se encontra o Caminito e o estádio do Boca Juniors, a antiga área portuária de Puerto Madero, o centro histórico, livraria El Ateneo, além dos bairros Palermo e Recoleta, onde se encontram os parques da cidade.

O objetivo principal da viagem foi a visita na XVII Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Desde 1985 a cidade é sede da Bienal que ocorre a cada dois anos. Este é um dos eventos mais importantes da região, pioneira das Bienais da América Latina. A cidade se transforma em um palco privilegiado para o diálogo sobre arquitetura, reunindo interessados e abrindo espaço para a realização de conferências com profissionais renomados mundialmente.

O evento contou com a participação de 15 países, a organização de 25 exposições temáticas, além de prever a presença de mais de 50 oradores e 30 mil visitantes. Sendo expostos projetos de arquitetos brasileiros, em uma exposição exclusiva para o país chamada de “Brasil: Outras Arquiteturas”, que apresentou projetos e trabalhos de arquitetos fora do tradicional eixo Rio-São Paulo, destacando as tendências regionais da arquitetura brasileira, normalmente pouco exibidas em mostras internacionais. Também destacado o trabalho de jovens profissionais que estão se revelando na arquitetura brasileira.

Ao longo de seus 34 anos, a Bienal contou com a presença de participantes notáveis, como nove dos Pritzker Awards: Richard Meier, Hans Hollein, Paulo Mendes da Rocha, Jean Nouvel, Richard Rogers, Norman Foster, Toyoo Itō, Zaha Hadid e Alejandro Aravena. Os arquitetos mais destacados dos cinco continentes também fizeram parte: Bjarke Ingels, Gae Aulenti, Bruno Zevi, Pierre Vago, Kai-Uwe Bergmann, Jan Gehl, Peter Stutchbury, Clara de Solá-Morales, Oscar Gonzalez Moix e César Pelli.