Acadêmicos da Uniguaçu visitam a 22ª Feira Internacional da Construção e o Estádio Beira Rio em Porto Alegre

06 ago

No último final de semana os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, acompanhados pelos professores Larissa Jagnez e Edimar Grossklaus, realizaram visitas técnicas em Porto Alegre (RS).

No primeiro dia eles visitaram a Construsul 2019, 22ª Feira Internacional da Construção. A Construsul é um ambiente para os profissionais e acadêmicos da área da Construção Civil se atualizarem em relação às tendências de mercado e adquirirem novos conhecimentos. Segundo dados divulgados pela organização do evento, em média 40 mil pessoas relacionadas a esse setor visitam a feira que acontece anualmente.

Diante desse contexto observado durante a visita, os acadêmicos puderam notar as novas tecnologias e inovações do mercado em termos de produtos e técnicas que podem ser aplicados nas obras, e que são especificados nos projetos pelos profissionais. Ao mesmo tempo, o contato com os fornecedores e empresas do setor evidencia a geração de negócios e amplia a visão dos acadêmicos em relação ao mercado, desde a parte de estrutura das obras até o acabamento. Eles puderam ainda participar de cursos que aconteceram paralelos à feira, com o intuito de agregar mais conhecimentos e atualização profissional.

No segundo dia eles tiveram a oportunidade de visitar o Estádio Beira Rio. Durante a visita o grupo pode acompanhar a história do Sport Club Internacional relacionada a própria estrutura e construção do estádio. Ainda, puderam conhecer a estrutura de perto, sendo um dos estádios que passou por reforma recentemente e recebeu jogos da Copa do Mundo de 2014.

Durante a visita, os espaços do museu, camarote, sala de imprensa, vestiário dos times visitantes e a beira do campo puderam ser vistos de perto, assim como a estrutura de fachada que possui elementos para captação da água da chuva, sendo utilizada para a irrigação do próprio gramado do campo e para os vasos sanitários também. Dentro da edificação os acadêmicos puderam observar questões de acesso, acessibilidade e rotas de fuga, que fazem parte do trabalho da profissão do engenheiro e arquiteto em obras desse tipo.

Segundo a professora Larissa, visitas como essa ampliam a visão do aluno em relação ao mercado profissional, aproximando-os dos fornecedores e principalmente mostrando as inovações do setor. “Da mesma forma, a vista ao estádio aproxima na prática a estrutura de obras de grande porte, evidenciando o enorme campo de atuação do engenheiro e arquiteto.”