Acadêmicos de Educação Física praticam esportes de aventura em Florianópolis (SC)

23/11/2018

O feriado foi de muita aventura e aprendizado! O sexto período do curso de Educação Física Licenciatura e Bacharelado, juntamente com o coordenador do curso, professor Andrey Portela, que ministra a disciplina de Esportes de Aventura e da Natureza, viajaram até Florianópolis (SC), onde tiveram três dias de muitas atividades. Ao todo 41 acadêmicos participaram da viagem e realizaram atividades como Rafting (descida em rios com corredeiras em botes infláveis), Arvorismo, Trekking (caminhada entre trilhas), entre outras.

A viagem já ocorre há 13 anos. Esse é um projeto onde os acadêmicos vão para a região de Florianópolis (região esta que já tem uma estrutura de turismo e aventura), e com isso eles conseguem vivenciar na prática aquilo que aprendem na teoria. Por exemplo, o funcionamento das empresas, a formação dos guias, a segurança e os equipamentos certos nos esportes.

Segundo o professor Andrey, a Uniguaçu foi inovadora em colocar a disciplina de Esportes de Aventura e da Natureza na grade curricular do curso de Educação Física. “Quando a Instituição implantou a disciplina na grade, só existia o curso da Uniguaçu e mais oito no Brasil. Essas atividades aliadas a teoria dão subsídios para o licenciado na área escolar, na educação ambiental para a criança explorar a natureza, coisas que com o mundo globalizado se perdeu um pouco. Para o bacharel, essa disciplina dá ferramentas para atuar com o turismo de aventura, que é um mercado em expansão no mundo todo e também em diferentes regiões do Brasil, gerando mais renda para os municípios”, afirma o professor Andrey. Ainda, segundo ele, o nosso município tem um forte potencial no quesito natureza, trazendo aos acadêmicos a oportunidade de atuar nesta área.