Acadêmicos e Brigadistas da Uniguaçu participam de treinamento na Academia do Barro Preto

22 nov

Os participantes trabalharam em equipe nos desafios e adquiriram novos conhecimentos para a vida

 

Superação e trabalho em equipe! A capacitação na Academia de Treinamento em Emergências do Barro Preto, em São José dos Pinhais (PR), fez com que a Brigada de Incêndio e Emergência da Uniguaçu e os acadêmicos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica tivessem uma experiência para toda a vida.

A viagem foi uma parceria da coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Larissa Jagnez com a Uniguaçu. O treinamento teve como objetivo submeter os colaboradores e acadêmicos a atividades de proteção e defesa que podem ser realizadas em possíveis situações emergenciais e que poderão contar com o apoio de voluntários.

Os participantes do treinamento tiveram técnicas de primeiros socorros, teoria de fogo, mecanismos de transmissão de calor, classes de incêndios, agentes extintores, uso de equipamento de proteção individual (EPIs), práticas em resgate (de pessoas com mobilidade reduzida) em áreas remotas, colocando em prática a avaliação, imobilização e transporte de vítimas. Também realizaram exercícios práticos de combate a incêndios, escaladas e transposições, onde contaram com estruturas, equipamentos e profissionais altamente capacitados.

Além de colocar em prova diversos medos e limitações pessoais, o treinamento demonstrou a importância dos conhecimentos básicos para garantir o cuidado com o próximo. Por isso é importante saber as limitações de cada um, para que haja uma distribuição correta dos afazeres em todas as situações. Um dos integrantes da Brigada da Uniguaçu, Eduardo Rafael Carpinski, comenta que foi uma experiência inesquecível e que todos vão recordar por toda a vida. “Hoje os integrantes da Brigada de Incêndio e Emergência da Uniguaçu podem dizer que estão muito mais preparados para ajudar o próximo.”

A professora Larissa comenta que as atividades realizadas na Academia do Barro Preto também são de grande importância aos acadêmicos, para verificarem na prática como é o combate de incêndio utilizando os equipamentos que são dimensionados e projetados por eles nas edificações. “Além de ser uma experiência única de situações de fogo, fumaça, altura, primeiros socorros e salvamento que podem acontecer a qualquer pessoa, fazendo com que cada um saiba agir diante dessas situações.”