Clínica Veterinária Escola Uniguaçu recebe raio-x digital

28 nov

Na última semana a Clínica Veterinária Escola Uniguaçu recebeu um equipamento moderno, um raio-x digital muito à frente do que se trabalhava anteriormente, com o raio-x analógico. Segundo a coordenadora da Clínica, professor Kamilla Rissioli, com a chegada desse novo aparelho os serviços de diagnósticos por imagem agregam para o atendimento realizado à comunidade e também auxiliará para todos os acadêmicos nas aulas práticas e nos estágios na Clínica. “Isso veio engrandecer mais ainda os atendimentos”, afirma Kamilla.

 

A radiologia digital possui muitas vantagens em relação a convencional, pois os exames ficam prontos imediatamente, tendo também mais definição, nitidez, contraste; os pacientes e radiologistas ficam menos expostos a agentes prejudiciais à saúde, eliminando a necessidade de se utilizar filmes, pois a imagem pode ser utilizada para diagnóstico na tela de um monitor.

 

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, João Estevão Sebben, comenta que este equipamento vai valorizar ainda mais a qualidade do trabalho realizado na Clínica com diagnóstico por imagem. “Ele conta com programas avançados, melhorando a imagem e mostrando detalhes que antes poderiam passar despercebidos na radiografia analógica. Além disso, ambientalmente falando, o raio-x digital é mais sustentável, pois não usa reveladores e filmes. Já havia todo o cuidado necessário dentro da Clínica para que ocorre o descarte correto desses materiais, o que agora não será mais necessário.”

 

Para a acadêmica do segundo período de Medicina Veterinária, Ana Júlia Marega Bello, o raio-x digital mudou muita coisa para melhor. “Antes havia muita perda de material, devido as radiografias não darem certo e saírem tremidas, e agora, além de ser muito mais rápido, não há percas. Quando chega uma emergência não se perde mais tempo, e conseguimos ter um resultado na hora.” Corroborando da mesma opinião, a professora Marília Metzler de Oliveira, responsável pelo setor de Diagnóstico por Imagem na área de Pequenos Animais na Clínica, a vinda desse equipamento vai trazer grandes benefícios devido a qualidade da imagem, pois é possível avaliar e observar com detalhes as imagens, facilitando também o aprendizado dos acadêmicos.