Curso de Enfermagem alerta sobre a prevenção a gripe

09 abr

Com a chegada do inverno e com as mudanças drásticas de temperatura, alguns cuidados são essenciais para preservar o nosso organismo das infecções pelos vírus da gripe. A professora Marly Della Latta, coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu) dá algumas orientações a população.

A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. Esse vírus apresenta diferentes tipos e subtipos que produzem a chamada gripe ou influenza sazonal. A gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias.

Em algumas situações, podem ocorrer complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, configurando um quadro denominado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Essas complicações são mais comuns em grupos mais vulneráveis, como as pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas, mas todos devem se cuidar.

 

Sinais e sintomas da gripe

Febre repentina; Tosse; Dor de garganta; Dor de cabeça; Dores musculares; Dores nas articulações; Dores nas costas; Falta de ar, cansaço e calafrios.

Medidas de prevenção

Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; Evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; Não compartilhar objetos de uso pessoal; Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar; Manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/uniguacuedu/public_html/content/themes/base/single-noticias.php on line 7