Uniguaçu agora é Centro Universitário

02 abr

Visando sempre o melhor do ensino superior e o compromisso com a sociedade, a Uniguaçu consolidou-se como centro de referência e excelência de ensino, iniciação à pesquisa e extensão, participando ativamente do processo de desenvolvimento regional e se transformou em Centro Universitário. O Ministério da Educação (MEC) publicou na segunda-feira, 25 de março, a Portaria nº 660, de 22 de março de 2019, credenciando as Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu como Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

A visita da comissão avaliadora do MEC ocorreu em julho de 2018 e a Instituição obteve um parecer favorável com nota 4 (em uma escala de 1 a 5). A partir de então, os trâmites normais que o Ministério da Educação propõe foram seguidos. A avaliação veio após visitas criteriosas e esta mudança dá mais autonomia para a Instituição. Agora, o Centro Universitário Uniguaçu pode implantar novos cursos e lançar programas de iniciação à pesquisa, sem a necessidade da avaliação do MEC.

Este é mais um acontecimento com a marca Uniguaçu, o qual ficará marcado na história de Porto União da Vitória e será um impulsionador econômico da região, visando sempre o compromisso da Instituição com o Ensino pra Valer.

Segundo a Reitora do Centro Universitário Vale do Iguaçu, professora Marta Borges Maia, a satisfação desta conquista é imensa não apenas para a Instituição, como para toda a região. “Este resultado foi um presente para nós e para a região. Agora podemos ampliar ainda mais a Instituição e capacitar mais profissionais para o mercado de trabalho”, afirma.

Além da realização de um sonho e de colher a semente plantada há 17 anos, o Centro Universitário é motivo de orgulho, pois serão desenvolvidos ainda mais projetos de extensão para as comunidades.

 

Transformação de Faculdade para Centro Universitário

Inicialmente, todas as instituições de ensino superior são cadastradas como faculdades, podendo posteriormente solicitar o credenciamento como centro universitário. Para ocorrer a transformação de Faculdade para Centro Universitário alguns itens foram avaliados de forma criteriosa dentro dos seguintes critérios: corpo docente e outras funções; organização didático-pedagógica; pesquisa e extensão; mínimo de oito cursos reconhecidos; avaliações com notas 4 e 5; ofertar cursos em todas as áreas de ensino: ciências exatas, humanas, jurídicas e saúde; instalações físicas.

Com a mudança, além de implantar novos cursos e ter mais autonomia, a Instituição necessita ter um terço do corpo docente formado por mestres ou doutores. Por isso, o Uniguaçu continua constantemente se aperfeiçoando e buscando excelência em todos os serviços prestados em seus mais diversos setores junto à comunidade e aos mais de 4.500 acadêmicos de circulam pela Instituição diariamente.

“A transformação vem ao encontro com o que já vinha sendo trabalhado, pois o nosso lema é o trabalho social com as comunidades do município e da região. Com esta autonomia acadêmica conseguiremos implementar mais ações voltadas à iniciação científica, iniciação à pesquisa e programas de extensão. Também podemos incluir cursos de graduação em novas áreas. Outra facilidade é a diplomação, onde vamos emitir os diplomas, minimizando o tempo de espera dos formados”, afirma a Reitora.

 

Tornando sonhos realidade

O Uniguaçu traçou a sua história e hoje se destaca entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, com índices de qualidade confirmados pelo MEC. Ano após ano, a Instituição foi aumentando sua estrutura, construindo novos espaços, enfatizando seu objetivo de transformar a realidade de União da Vitória e região com um ensino de qualidade e compromisso social.

“Nós estamos muito felizes, pois crescemos muito rápido e sabíamos que tínhamos condições para ser Centro Universitário, e agora veio a consolidação deste sonho! Consolidação do trabalho institucional que é feito por uma equipe altamente preparada, tanto na questão da gestão, quanto do trabalho em equipe”, comenta a professora Marta.

 

Uniguaçu

A história do Uniguaçu teve seu início no ano de 1999, com o nome de Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. Tendo como primeiros cursos, em agosto de 2001, Administração com habilitação em Administração Pública, Agronegócios e Marketing, também foi criado o curso de Sistemas de Informação. Em 2002, foram criados os cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia.

Atualmente a Instituição conta com 18 cursos de graduação, sendo que todos os cursos com concluintes estão reconhecidos e possuem excelentes conceitos nas avaliações do Ministério da Educação.

Nesses 17 anos de história, o Uniguaçu formou milhares de profissionais das diversas áreas de atuação. Hoje a Instituição conta com mais de 4.500 alunos diariamente circulando nos períodos matutino e noturno, com aproximadamente 45% desses vindos de outras cidades da nossa região, promovendo assim um crescimento e desenvolvimento regional não apenas nas cidades irmãs e sim ultrapassando as barreiras municipais, regionais e colocando Porto União da Vitória nos mapas estaduais do Paraná e Santa Catarina, além do Nacional, entre as cidades universitárias que possuem além da qualidade de vida, qualidade com excelência no Ensino Superior.

O Uniguaçu, com apenas 17 anos de história, conta com mais de 690 mil metros quadrados de área construída e conta com o maior e mais moderno Centro de Eventos de toda a região, com capacidade para mais de três mil pessoas.

 

Cursos ofertados

O Centro Universitário Vale do Iguaçu oferece as seguintes graduações: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Sistemas de Informação.

A perspectiva é sempre crescer mais! Os próximos cursos de graduação a serem abertos na Instituição serão: Ciências Contábeis, Design de Interiores, Estética e Cosmética, Gastronomia, Odontologia e Produção Publicitária.

Além das graduações, são ofertados cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu da própria instituição e, outros, em convênio com renomadas instituições do país e fora dele, atendendo à perspectiva dos egressos para uma educação continuada. A Instituição ainda conta com um mestrado, no formato minter, em Direito.

 

Nova marca

Há dezessete anos, surgia a marca de uma instituição que cresceu juntamente com a cidade de União da Vitória, trazendo, em sua essência os traços da região que abrigou a sua sede, avizinhada ao majestoso Rio Iguaçu e permeada de montanhas, assim forjou-se uma marca!

A representação das montanhas sobrepostas ao rio em formato de ferradura, abraçam suavemente a estrela que marca a posição exata da nossa Uniguaçu, eis constituição de nossa marca.

Hoje, as Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu dão lugar ao Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), os contornos das montanhas ganharam robustez de um azul harmônico tracejado sutilmente, refletindo-se na tonalidade do rio que junto à montanha amparam a Instituição, representada pela estrela ainda mais brilhante, reforjou-se a marca Uniguaçu!