Uniguaçu forma primeira turma de Arquitetura e Urbanismo

13 fev

Com formação generalista, 29 novos arquitetos e urbanistas entraram no mercado de trabalho

 

Depois de 5 anos de desafios, chegou o dia da tão esperada colação de grau da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Vale do Iguaçu – Uniguaçu. Com muita alegria e emoção pelo momento histórico, 29 formandos, reunidos com familiares, amigos e colaboradores da Uniguaçu, festejaram o título de Arquitetos e Urbanistas que receberam da Pró-Reitora de Extensão e Expansão da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, que no ato foi a presidente da mesa diretiva.

A colação de grau aconteceu na sexta-feira, 7, no Centro de Eventos da Uniguaçu. Durante o evento, o formado com melhor desempenho no Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA), Lucas França Burgath, foi premiado com uma bolsa parcial para realizar um curso de pós-graduação, pelo Instituto Sul Paranaense de Altos Estudos da Uniguaçu (ISPAE). Já a nova Arquiteta e Urbanista, Aline Wieczorkoski de Toledo, foi contemplada com uma bolsa integral de pós-graduação pelo melhor desempenho acadêmico.

A formação em Arquitetura e Urbanismo permite ao profissional um vasto campo de atuação no mercado. Formaram-se agora 29 novos profissionais capazes de interagir de maneira dinâmica à realidade social, regional e nacional, equacionando os sistemas e componentes da arquitetura em função da sustentabilidade do todo arquitetônico e do conforto ambiental.

Nosso egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo pode trabalhar com projetos arquitetônicos, projetos de interiores, projetos paisagísticos, planejamento urbano, conservação e restauro do Patrimônio Histórico, conforto ambiental, topografia, estrutura e materiais.

O curso teve seu início em 2015 e acompanhando as constantes mudanças tecnológicas, foi sendo atualizado em relação à matriz curricular, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso e às Diretrizes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, estrutura física e a contratação de docentes com experiências profissionais na área de Arquitetura e Urbanismo, atendendo essas demandas, com olhos sobre ao ensino de qualidade, iniciação à pesquisa e extensão. O curso passou pelo reconhecimento do Ministério da Educação em visita “in loco”, sendo confirmada a qualidade no ensino com o conceito 4 (escala de 1 a 5), sendo avaliados vários requisitos como estrutura física, bibliografia, qualificação do corpo docente e projeto pedagógico, aguardando apenas a publicação da Portaria em Diário Oficial da União pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de fazer história dentro da Instituição, os novos profissionais têm a missão de projetar, coordenar e acompanhar a execução de casas, prédios, edificações públicas e privadas de acordo com critérios de estética, conforto, normas técnicas e funcionalidade, organizando também o crescimento das cidades, bairros e ruas.

Como coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Paula Vaccari Toppel diz que participar e ver a evolução dos primeiros arquitetos e urbanistas da Uniguaçu é uma honra. “Agradeço todo o colegiado do curso pela excelente formação dos acadêmicos, agora colegas de profissão. Tenho muito orgulho de todos que fazem parte desta história, e nunca se esqueçam de sonhar e voar alto, pois o mundo de possibilidades está se abrindo para cada um a partir da graduação.”

Segundo o Reitor da Uniguaçu, professor Edson Aires da Silva, este é mais um sonho que se tornou realidade, pois agora lançamos no mercado de trabalho os novos arquitetos e urbanistas egressos da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da Uniguaçu. “É uma satisfação como Instituição podermos colocar na formação destes profissionais como forma de melhorar a prestação de serviços à comunidade, com pessoas extremamente preparadas para atender as expectativas e as necessidades de seus clientes, lembrando que formaram-se acadêmicos não apenas das cidades de Porto União e União da Vitória, mas também de outras cidades da região, ampliando ainda mais os impactos no desenvolvimento promovidos pela Uniguaçu, que cumpre com o seu compromisso.”

 

Confira a galeria completa.