O Núcleo de Prática Jurídica e Social da UNIGUAÇU, sob as diretrizes da Resolução 9/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Direito, objetiva a capacitação do acadêmico do Curso de Direito e Serviço Social, para o desenvolvimento e desempenho profissional nos vários campos de atuação, bem como promover a transdisciplinaridade.

Assim, o NPJSS da Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU, tem como principal objetivo a institucionalização de uma política de ensino voltada para o aprimoramento do aprendizado do aluno, através do incentivo à iniciação científica, à extensão e à atividades integradoras, aliados à promoção e social da comunidade local.

No NPJSS a metodologia desenvolvida difere das práticas tradicionais da aula expositiva e da avaliação formal. O princípio metodológico dá-se por uma abordagem da educação problematizadora e da aprendizagem significativa, numa perspectiva da interdisciplinaridade, da flexibilidade e da contextualização.

Os alunos de Direito e de Serviço Social da UNIGUAÇU, a partir do 6º e 7º períodos, acompanhados dos docentes dos Cursos e dos Coordenadores do Projeto – um advogado e uma assistente social -, prestam atendimento gratuito às comunidades mais necessitadas da Região do Vale do Iguaçu, atuando assim, na área de Responsabilidade Social.